Te Contei?

Qua, 10/01/2018 | Atualizado em: 10/01/2018 às 05h01


Te Contei?

Das periferias para os palcos brasileiros Dança do Passinho

A+ A-

Um estilo de dança criado nos bailes funks das favelas do Rio de Janeiro que mistura movimentos de outros estilos de dança. Esse é o Passinho, que ganhou projeção mundial na cerimônia de encerramento dos Jogos Paraolímpicos de Londres em 2012.

O sucesso no Brasil foi tão grande que mais de 50 mil pessoas participaram de um concurso televisivo cujo objetivo era eleger o melhor dançarino do gênero.

A dança é tema do musical Favela Digital, projeto da Cia. Passinho Brazil, que chega a Salvador para curta temporada, de amanhã e até dia 14, na Caixa Cultural, no Centro.

O espetáculo, dirigido pelo coreógrafo Henrique Talmah, traz no elenco dançarinos de comunidades do Rio. Eles levam ao palco parte de suas histórias de vida para falar da dança surgida nas periferias da cidade. O repertório conta com músicas compostas por membros da própria companhia.

Para contar essa história o espetáculo conta com o auxílio de uma tecnologia conhecida como video mapping, que em tradução literal é algo como 'projeção mapeada'. O recurso gera um ambiente virtual e imersivo com cenário para as coreografias do musical.

"O Passinho é difundido pela internet, então discutimos trabalhar com a tecnologia e a dança há muito tempo", conta o diretor do espetáculo. Não dá pra perder!

* Sob a supervisão da editora EMarcia Moreira