Viver Bem

Qui, 21/12/2017 | Atualizado em: 21/12/2017 às 05h00


Viver Bem

Apressado come cru e contaminado!

Amanda Souza*
A+ A-

Os banquetes de fim de ano são, talvez, os mais esperados do ano. As mesas fartas das reuniões de família costumam encher os olhos dos convidados, que aguardam ansiosamente o momento da comilança. O problema é quando, no dia seguinte, o sujeito acorda com aquele embrulho no estômago e pensa: o que eu comi ontem?

Assim como em qualquer ocasião, o preparo das delícias de fim de ano deve ser feito com bastante calma e atenção. A correria na cozinha para dar conta de toda a festa pode contaminar os pratos que serão servidos e causar uma intoxicação alimentar coletiva.

De acordo com o sanitarista Paulo Sallum, os cuidados devem começar ainda no mercado, dando atenção às possíveis alergias e intolerâncias dos convidados, como ao glúten e à lactose. "Fique de olho na composição e nos rótulos dos produtos", alerta.

Para evitar que a festa acabe em dor de barriga, você deve tomar cuidado com a limpeza dos alimentos, como lavá-los em água corrente e deixá-los mergulhados em solução de bicarbonato de sódio, por exemplo. Tem mais dicas. Anote!

* Sob a supervisão da editora Ellen Alaver