Viver Bem

Qua, 20/12/2017 | Atualizado em: 20/12/2017 às 05h00


Viver Bem

Toque que faz bem

A+ A-

Manter o bebê tranquilo e relaxado é o sonho de toda mamãe. E a shantala pode ajudá-la! Originária da Índia, a massagem gera inúmeros benefícios aos pequenos. Segundo Rita Dantas, terapeuta holística do SOS Shantala, a técnica estimula o desenvolvimento mental, físico e, principalmente, o emocional. "A conexão amorosa no ato da massagem reforça o sentimento de pertencimento", explica.

Dentre as vantagens da massagem apontadas pela especialista estão o fortalecimento dos sistemas imunológico, circulatório e linfático, auxílio na digestão, e melhoras na respiração, sono e cólicas. "Além de tonificar e alongar a musculatura, o que auxilia no preparo para o arrastar e engatinhar", revela.

Rita afirma que a shantala pode ser realizada a partir do primeiro mês de vida e pode durar toda a infância. "Há relatos de crianças que aceitam o toque até os 7 anos. Porém, deve ser um ato natural, respeitando os desejos do pequeno", explica.

Não só o desejo deve ser respeitado, mas também a rotina da criança ao escolher o melhor horário para massageá-la. "Antes do banho da manhã é um bom momento, pois relaxa para a soneca", sugere a terapeuta.

A terapeuta afirma que qualquer pessoa pode aplicar a técnica, desde que seja de maneira consciente. "É necessário aprender todos os movimentos corretamente, pois o bebê é um ser frágil e pode ser prejudicado por uma manipulação errada", alerta.

* Sob a supervisão da editora Ellen Alaver