Edição do dia
Qua, 22/11/2017 | Atualizado em: 22/11/2017 às 05h00

Mente de criança, corpo de adulto

Cleane Lima*
compartilhe
Enviar para Amigo
INDIQUE A UM AMIGO

Para enviar para outro(s) amigo(s), separe os e-mails com “ , ” (vírgula). Ex.:nome@exemplo.com.br, nome@exemplo.com.br

Imprimir
Reportar erro

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas pelo MASSA preencha os dados abaixo e clique em "Enviar"

Aumentar fonte Diminuir fonte

A transição entre a infância e a vida adulta, chamada puberdade, é uma fase cheia de conflitos. Já pensou se vier antes do tempo?

Segundo a endocrinologista e metabologista Alina Feitosa, a puberdade precoce acontece com o surgimento de caracteres secundários em meninos com menos de 8 anos e meninas com menos de 9 anos. "Nas garotas, ocorre a menstruação e crescem mamas e pelos nas axilas e região genital. Já nos garotos acontece o crescimento antecipado do pênis e testículos, além de pelos. Essas transformações só deveriam acontecer após os 8 anos no sexo feminino e depois dos 11, 12 no masculino", explica.

Existem várias causas para a puberdade precoce, mas as principais estão relacionadas a tumores. "Em geral, surgem na região do hipotálamo e da hipófise, glândulas do cérebro responsáveis pela produção de hormônios sexuais. Também aparecem nos ovários, testículos e adrenais", enumera a especialista, antes de relatar também causas genéticas, como a síndrome de McCune-Albright.

Além das mudanças físicas, a puberdade precoce também pode levar a transtornos psicológicos (veja abaixo) e está associada à cânceres hormônio-dependentes (que usam hormônios para se desenvolver). "Sem falar no interesse sexual prematuro entre os garotos e na gravidez no sexo feminino", alerta.

* Sob a supervisão da editora Ellen Alaver