Edição do dia
Ter, 21/11/2017 | Atualizado em: 21/11/2017 às 05h00

Vilões e mocinhos do seu sorriso

Camila de Jesus*
compartilhe
Enviar para Amigo
INDIQUE A UM AMIGO

Para enviar para outro(s) amigo(s), separe os e-mails com “ , ” (vírgula). Ex.:nome@exemplo.com.br, nome@exemplo.com.br

Imprimir
Reportar erro

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas pelo MASSA preencha os dados abaixo e clique em "Enviar"

Aumentar fonte Diminuir fonte

Uma alimentação balanceada interfere diretamente em todo o organismo e com a região bucal não é diferente. Uma dieta pobre em nutrientes afeta a saúde dos seus dentes e causa desde uma simples cárie até a erosão do esmalte dentário.

A dentista Priscila Carvalho, da Core Odontomédica, explica que existem três tipos de alimentos que afetam a saúde dos dentes: os 'adesivos', os 'ácidos' e os 'detergentes'. "Os adesivos aderem à cavidade oral, especialmente nos dentes posteriores; os ácidos favorecem a erosão do esmalte; e os detergentes auxiliam na limpeza", detalha.

De acordo com a especialista, a frequência com que eles são ingeridos também influencia. "O paciente pode até escovar os dentes três vezes ao dia e utilizar fio dental, mas se ele não controla a ingestão de 'ácidos' e 'adesivos', a escovação não tem a mesma eficiência", alerta.

Dra. Priscila recomenda aos 'viciados' neste tipo de alimentação, uma diminuição na frequência de consumi. "Não é para retirar de uma única vez, mas diminuir o consumo e substituir por outros saudáveis", indica.

Nos boxes abaixo, a dentista dá detalhes sobre o impacto desses alimentos na boca. Fique de olho e cuidado com o cardápio!

* Sob a supervisão da editora Ellen Alaver