Edição do dia
Qua, 15/11/2017 | Atualizado em: 15/11/2017 às 05h00

A moral da história

da redação
compartilhe
Enviar para Amigo
INDIQUE A UM AMIGO

Para enviar para outro(s) amigo(s), separe os e-mails com “ , ” (vírgula). Ex.:nome@exemplo.com.br, nome@exemplo.com.br

Imprimir
Reportar erro

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas pelo MASSA preencha os dados abaixo e clique em "Enviar"

Aumentar fonte Diminuir fonte

A lebre e a tartaruga? O patinho feio? Nada disso! Segundo uma pesquisa realizada na Universidade de Toronto, no Canadá, contos com protagonistas humanos transmitem melhor valores morais aos pequenos.

Ou seja, mesmo que a cigarra e a formiga, o gato de botas e os três porquinhos sejam fofos, pos pequenos aprenderão melhor com os contos da Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve e João e Maria. Segundo a pesquisa, isso acontece porque os personagens são humanos, assim como eles.

O estudo avaliou o comportamento de aproximadamente cem crianças depois que parte delas ouviu a história de uma raposa que aprendia o quanto era importante dividir, e o outro grupo escutou o mesmo conto, mas com humanos no lugar dos bichinhos. Os pesquisadores ainda separaram um terceiro grupo, que leu uma historinha com sementes, tudo para se certificarem do real impacto e absorção da 'moral da história'.

Em seguida, as crianças entre quatro e seis anos receberam 10 adesivos como prêmio e foram informadas que os demais não ganhariam nada, mas que, se tivessem vontade, poderiam compartilhar sua recompensa sem que o pesquisador estivesse de olho. O resultado? Os pequenos que ouviram o conto com humanos foram mais generosos.