Viver Bem

Ter, 31/10/2017 | Atualizado em: 31/10/2017 às 05h01


Viver Bem

Trampo pode doer na pele

Cleane Lima*
A+ A-

Trabalha em contato com produtos nocivos ou ambientes com excesso de frio ou calor pode levar ao desenvolvimento de dermatoses ocupacionais, ou seja, doenças de pele que tem como causa a relação com a atividade laboral.

Segundo a médica do trabalho Suerda Souza, a dermatite de contato é a doença mais comum entre os trabalhadores. "Quem trabalha na construção civil [por conta do cimento], na área de saúde ou com produtos de limpeza está mais exposto a dermatoses", explica.

O médico dermatologista Osmilto Brandão afirma que as alergias também são bem comuns. "Elas podem ser provocadas até por maquiagem, mas ocorrem comumente pelos produtos de limpeza, como detergentes e águas sanitárias. Essas substâncias também podem provocar micose nas unhas", reforça o especialista.

Profissionais que ficam muito tempo exposto ao sol ou em ambientes de frio intenso também devem adotar alguns cuidados. De acordo com o dermatologista, a exposição contínua ao sol pode causar câncer de pele, envelhecimento precoce, flacidez, rugas e ressecamento. "É preciso ficar alerta para os sintomas como vermelhidão, descamação, inchaços e coceiras. No caso de câncer em especial, observar o aparecimento de manchas escuras ou claras. Vale uma consulta com especialista", alerta Dr. Osmilto.

* Sob a supervisão da editora Ellen Alaver.