Edição do dia
Seg, 16/10/2017 | Atualizado em: 16/10/2017 às 05h00

Cuidados na extração

Camila de Jesus*
compartilhe
Enviar para Amigo
INDIQUE A UM AMIGO

Para enviar para outro(s) amigo(s), separe os e-mails com “ , ” (vírgula). Ex.:nome@exemplo.com.br, nome@exemplo.com.br

Imprimir
Reportar erro

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas pelo MASSA preencha os dados abaixo e clique em "Enviar"

Aumentar fonte Diminuir fonte

A exodontia, processo da extração de dente, é um procedimento que requer cuidados específicos, especialmente após o operatório.

De acordo com o dentista do Instituto Prime, Eduardo Oliva, os critérios atuais para realizar esse processo são bastante criteriosos. "Graças à tecnologia e novos tratamentos, só é recomendada em casos bem específicos, como cáries, infecções, traumas e em algumas situações do siso", conta.

Segundo o especialista, após a operação é ideal ingerir alimentos gelados, como sorvete, pastosos ou líquidos. "Os gelados porque assim como o gelo, aliviam a dor e o inchaço do pós-operatório. Enquanto os líquidos ou pastosos são indicados por serem mais fáceis de ingerir, evitando dores no local da cicatrização e podendo até ser consumidos através de um canudo, por exemplo, dando mais tempo de descanso à boca", recomenda.

O dentista frisa que além dos cuidados alimentares, a higienização após uma extração se torna mais importante, a fim de evitar infecções e inflamações. "Manter a escovação e o uso de fio dental é fundamental, auxiliada pelo enxaguante bucal", orienta.

No box abaixo, a nutricionista Ludmila Tripodi indica quais são alimentos ideais para o processo de cicatrização e quais não são, fique esperto.

* Sob a supervisão da editora-coordenadora Ana Paula Ramos.