Edição do dia
Ter, 10/10/2017 | Atualizado em: 10/10/2017 às 05h00

Muito cuidado com o cansaço mental

Cleane Lima*
compartilhe
Enviar para Amigo
INDIQUE A UM AMIGO

Para enviar para outro(s) amigo(s), separe os e-mails com “ , ” (vírgula). Ex.:nome@exemplo.com.br, nome@exemplo.com.br

Imprimir
Reportar erro

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas pelo MASSA preencha os dados abaixo e clique em "Enviar"

Aumentar fonte Diminuir fonte

Sabe aquela vontade de jogar tudo para cima? Cansada da vida corrida e cheia de responsabilidades? Cuidado, você pode estar com estafa.

De acordo com o neurologista do Hospital Santa Izabel, Thiago Fukuda, a estafa ocorre, frequentemente, em pessoas em que o trabalho exige envolvimento muito intenso, principalmente quando são submetidos a uma carga grande de trabalho. "Estafa é um condição de exaustão física, mental e emocional causada pelo excessivo e prolongado estresse", explica.

A pessoa pode apresentar sintomas físicos e mentais. O neurologista afirma que podem ocorrer cansaço, infecções recorrentes, alteração de apetite, dores crônicas em cabeça e muscular. "Assim como agressividade, isolamento, mudanças bruscas de humor, dificuldade de concentração, lapsos de memória, ansiedade, depressão, pessimismo e baixa autoestima", complementa.

O especialista alerta que também pode atingir crianças. "Nas crianças, muitas vezes os sintomas ocorrem de uma forma lenta com uma dificuldade de concentração, apatia com respostas curtas às perguntas, negativismo, medo e ansiedade excessiva".

* Sob a supervisão da editora-coordenadora Ana Paula Ramos.