Edição do dia
Qua, 04/10/2017 | Atualizado em: 04/10/2017 às 05h00

Evite ciúmes do primogênito

camila de jesus*
compartilhe
Enviar para Amigo
INDIQUE A UM AMIGO

Para enviar para outro(s) amigo(s), separe os e-mails com “ , ” (vírgula). Ex.:nome@exemplo.com.br, nome@exemplo.com.br

Imprimir
Reportar erro

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas pelo MASSA preencha os dados abaixo e clique em "Enviar"

Aumentar fonte Diminuir fonte

A chegada de um bebê mexe com toda família: pais, avós, tios, primos e não dá para esquecer do irmão mais velho, que pode reagir positivamente ou negativamente com o nascimento desse novo membro.

Grávida de gêmeos, e mãe de Marcelo, de 8 anos, Ivete Sangalo tem feito de tudo para deixar o primogênito confortável com a chega das irmãs.

De acordo com a psicóloga Juliana Calixto, contar sobre a chegada do 'irmãozinho' pode provocar reações diversas, a depender da idade da criança. E ela pode nem entender direito. "O ideal é contar o quanto antes para o filho mais velho, depois de ter mesmo certeza da gravidez, para não gerar frustração caso ela não seja confirmada", orienta.

Segundo a especialista, não existem regras para dar a notícia, mas ele deve ser contada de forma clara e afetuosa. "Reforçar os aspectos positivos da chegada do novo membro da família, como o cuidado um com outro, as brincadeiras que farão juntos e o companheirismo", indica.

A psicóloga aconselha que o filho mais velho participe ativamente da gravidez. "Acompanhar o crescimento da barriga da mamãe, que deve incentivar que ele toque a barriguinha, ajudar na escolha de brinquedos e do enxoval são algumas formas de assimilar melhor a notícia", recomenda.

Para evitar os ciúmes, Juliana sugere que os pais valorizem as habilidades do filho mais velho. "É importante explicar que o primogênito já anda, come sozinho e que o irmãozinho, por enquanto, só sabe dormir e mamar e é muito dependente dos pais ainda".

* Sob a supervisão da editora-coordenadora Ana Paula Ramos.