Edição do dia
Qua, 20/09/2017 | Atualizado em: 20/09/2017 às 05h00

Diva parada pelas dores

Gabriela Albach / A TARDE SP
compartilhe
Enviar para Amigo
INDIQUE A UM AMIGO

Para enviar para outro(s) amigo(s), separe os e-mails com “ , ” (vírgula). Ex.:nome@exemplo.com.br, nome@exemplo.com.br

Imprimir
Reportar erro

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas pelo MASSA preencha os dados abaixo e clique em "Enviar"

Aumentar fonte Diminuir fonte

A cantora norte-americana Lady Gaga cancelou sua participação no Rock in Rio, na última semana, devido a uma crise de fibromialgia, um problema crônico que causa dores pelo corpo. A doença atinge cerca de 3% da população brasileira.

"Quero ajudar a aumentar a conscientização sobre esse tema e conectar as pessoas que têm fibromialgia", disse a cantora em sua conta no Twitter.

A doença está diretamente ligada à fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, depressão e ansiedade, segundo a Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED).

De acordo com o Serviço Britânico de Saúde Pública, essa doença está relacionada a níveis anormais de certas substâncias químicas no cérebro e com mudanças na forma como o sistema nervoso central - que inclui o cérebro, a medula espinhal e os nervos - processa a informação sobre a dor.

A fibromialgia afeta sete vezes mais mulheres do que homens, mas não tem ligação hormonal. Além da dor, a pessoa também pode sentir rigidez muscular, fadiga, maior sensibilidade, dores de cabeça e dificuldades para dormir.