Edição do dia
Seg, 28/08/2017 | Atualizado em: 28/08/2017 às 05h00

Obesidade prejudica a boca

Cleane Lima*
compartilhe
Enviar para Amigo
INDIQUE A UM AMIGO

Para enviar para outro(s) amigo(s), separe os e-mails com “ , ” (vírgula). Ex.:nome@exemplo.com.br, nome@exemplo.com.br

Imprimir
Reportar erro

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas pelo MASSA preencha os dados abaixo e clique em "Enviar"

Aumentar fonte Diminuir fonte

A cada cinco brasileiro um está acima do peso. Além de desencadear problemas como diabetes e hipertensão e até o infarto, você sabia que a obesidade também afeta sua saúde bucal? Um estudo feito pela Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, observou que 29% dos problemas inflamatórios da boca estavam associados à obesidade. Já outra pesquisa, da Universidade de Nova Iorque, mostra que o aparecimento da periodontite também está relacionado ao excesso de peso.

Segundo a cirurgiã-dentista Paula Midori, o acúmulo de tecido adiposo (gordura), especialmente aquele acumulado no abdômen, contribui para inflamações. "Esse tecido produz hormônios inflamatórios que podem piorar algum quadro de inflamação gengival", explica.

De acordo com a endocrinologista Alina Feitosa, do Hospital Santa Isabel, o aparecimento de problemas bucais nos obesos também se deve ao comportamento e estilo de vida. "A alimentação inadequada, com consumo exagerado de carboidratos e açúcar, contribui para o aparecimento de problemas, como as cáries", analisa. "Os açúcares baixam o ph da boca e o esmalte dentário tenta manter o ph equilibrado. Esse processo repetido com muita frequência pode Levar à erosão do esmalte dentário", completa a dentista Paula.

Vale lembrar que nos estudos também foram observadas alterações na mastigação. De acordo com especialistas, quando ela é rápida ou feita apenas de um lado da mandívula, outros problemas podem ocorrer. "O recomendado é mastigar o máximo possível o alimento e alternar entre um lado e outro, além de comer devagar", finaliza a cirurgiã-dentista.

* Sob a supervisão da editora-coordenadora Ana Paula Ramos.