Edição do dia
Sáb, 05/08/2017 | Atualizado em: 05/08/2017 às 05h00

Drones na luta contra o tráfico

Alexandre Santos
compartilhe
Enviar para Amigo
INDIQUE A UM AMIGO

Para enviar para outro(s) amigo(s), separe os e-mails com “ , ” (vírgula). Ex.:nome@exemplo.com.br, nome@exemplo.com.br

Imprimir
Reportar erro

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas pelo MASSA preencha os dados abaixo e clique em "Enviar"

Aumentar fonte Diminuir fonte

Policiais civis da Coordenadoria de Operações Especiais (COE) passaram a contar com um recurso de guerra na cruzada contra o tráfico de drogas em Salvador.

Guiados a distância, os chamados drones – aeronaves não tripuladas – têm auxiliado investigadores a mapear e a identificar possíveis rotas de fuga, pontos de venda de entorpecentes, armas e esconderijos em bairros e localidades consideradas áreas críticas da cidade. Atualmente, a unidade policial dispõe de dois equipamentos.

"É um recurso bastante útil, econômico, menor e mais preciso. Principalmente para adentrarmos as áreas mais populosas. Muitas vezes perdemos tempo procurando um determinado alvo", detalha o delegado André Viana, coordenador da COE. Ele explica que, desde a aquisição do novo aparato, já houve 19 diligências. Nesse período, a COE cumpriu dezenas de mandados de prisão e de busca e apreensão, contabilizou quatro flagrantes e chegou a uma área de plantio de maconha.

A incursão mais recente ocorreu na última quinta-feira (3), em Nova Constituinte, Periperi, no Subúrbio Ferroviário. Durante a ação, sete equipes, com aproximadamente 30 policiais, coletaram nomes das ruas, travessas, numeração das casas, além do registro de estabelecimentos comerciais.

Segundo Viana, a utilização da ferramenta faz parte da Operação COA (Conhecer, Operar e Aproximar), que visa estreitar laços com a população.

Enquanto o drone opera pelos ares, por terra os agentes distribuem panfletos do Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública. "Se a policia não tiver apoio da comunidade, será difícil lograr êxito", diz Viana.