Edição do dia
Seg, 17/04/2017 | Atualizado em: 17/04/2017 às 05h00

e aí, pai? você é raiz ou Nutella?

Alexandre Santos
compartilhe
Enviar para Amigo
INDIQUE A UM AMIGO

Para enviar para outro(s) amigo(s), separe os e-mails com “ , ” (vírgula). Ex.:nome@exemplo.com.br, nome@exemplo.com.br

Imprimir
Reportar erro

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas pelo MASSA preencha os dados abaixo e clique em "Enviar"

Aumentar fonte Diminuir fonte

Aquele zagueiro botinudo, que só chegava de sola ou no carrinho, já não se vê tão fácil. À beira da extinção, ele deu lugar a defensores técnicos, donos de toque refinado. No lugar das velhas chuteiras pretas (ah, chuteiras pretas!), surgiram calçados hipercoloridos, de marca, cheios de tecnologia. Sem falar das meias acima do joelho e munhequeiras nos pulsos.

Em tempos de futebol moderno, a pegada do tradicional boleiro deu espaço a um estilo mais "arrumadinho". Assim, ao melhor estilo "Raiz x Nutella", se dividem hoje as duas eras do esporte mais popular do mundo. Entre as postagens mais bombadas na internet, os memes sobre futebol têm aguçado a criatividade da galera. É sarro para todos os lados.

Dentro de campo, David Luiz , que foi às lágrimas na Copa 2014 após o vexaminoso 7 a 1 diante da Alemanha, é um dos alvos preferidos da "nutellização". Para os gozadores de plantão, as "homenagens" são pelo fato de o então zagueiro do Brasil ter "amarelado" naquela semifinal.

O defensor do Chelsea também é muito zoado por "botar a linguinha pra fora na hora da foto (com direito a pau de selfie", "dar piscadinha de olho para câmera" e "já ter beijado o goleiro Júlio César".

Ao contrário dele, um camisa 4 "enraizado" seria o que "usa chuteira preta", "desce a porrada", "não sorri", "tem cara de pedreiro" e "desconhece rede social".

Fora das quatro linhas, a brincadeira traça paralelos em relação aos tipos de espectadores e à goumertização dos estádios. Na versão Raiz, "torcedor de verdade" era "o cara que ia ao estádio com o radinho no ouvido" e "sentava na arquibancada de concreto"; enquanto o "Nutella" "assiste a Champions League em HD no sofá" e torce para o Barça". Para estes, que "nunca ouviram falar no geral do Maraca", restam as "arenas padrão Fifa".

Publicidade