Edição do dia
Sáb, 15/04/2017 | Atualizado em: 15/04/2017 às 05h00

Páscoa pode ter delícia da terra

Camila de Jesus*
compartilhe
Enviar para Amigo
INDIQUE A UM AMIGO

Para enviar para outro(s) amigo(s), separe os e-mails com “ , ” (vírgula). Ex.:nome@exemplo.com.br, nome@exemplo.com.br

Imprimir
Reportar erro

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas pelo MASSA preencha os dados abaixo e clique em "Enviar"

Aumentar fonte Diminuir fonte

A chef de cozinha Tereza Paim traz uma receita com "a cara da Bahia" para a Páscoa: o vatapá de inhame e bacalhau. O prato é uma receita de família. "Era a receita que minha mãe fazia para meu avô Samuel, pai de meu pai. Ela havia aprendido com minha avó Tereza, esposa dele", diz a chef baiana.

Segundo Tereza, o diferencial é o bacalhau frito em lascas. E com o inhame, fica mais leve. Veja os ingredientes: inhame cozido e descascado 1.700g (1.850 cru); 200g de cebola; 750ml de leite de coco; 150g de castanha sem sal triturada; 150g de amendoim sem casca e sem sal triturado; 3 colheres de chá de gengibre ralado; 150g de camarão seco triturado; 1 colher de chá de sal; 150 ml de azeite de dendê; e 2 litros de caldo de peixe.

Cozinhe o inhame descascado com pouca água ou em caldo de peixe, de legumes ou de camarão até que fique bem mole. Triture no multiprocessador e reserve. Bata a cebola com o leite de coco no liquidificador e misture todos os demais ingredientes no fogo até dar o ponto.

Ingredientes para o bacalhau: 500g em lombo ou lasca do peixe; 200g de cebola roxa em rodelas; 70g de coentro picadinho; 70g de cebolinha picadinha; 60g de pimenta doce em rodelas; e 200ml de azeite de oliva.

Dessalgue o bacalhau e afervente rapidamente com caldo de peixe, até que dê para desfiar em lascas. Leve o azeite ao fogo com a cebola até começar a dourar. Inclua o bacalhau, a pimenta doce, refogue e, por último, coloque o coentro e a cebolinha. Monte em uma travessa o vatapá e coloque por cima o bacalhau.

* Sob a supervisão da editora-coordenadora Ana Paula Ramos.

Publicidade