Edição do dia
Ter, 28/03/2017 | Atualizado em: 28/03/2017 às 14h16

Quer ser mãe? Cuide dos dentes!

Camila de Jesus*
compartilhe
Enviar para Amigo
INDIQUE A UM AMIGO

Para enviar para outro(s) amigo(s), separe os e-mails com “ , ” (vírgula). Ex.:nome@exemplo.com.br, nome@exemplo.com.br

Imprimir
Reportar erro

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas pelo MASSA preencha os dados abaixo e clique em "Enviar"

Aumentar fonte Diminuir fonte

Se você está na batalha para engravidar, capriche na higiene bucal! Cuidar dos dentes não garante apenas um sorriso bonito, mas também evita problemas que podem dificultar a gestação.

Segundo pesquisa da Universidade do Oeste da Austrália, a má higienização bucal é tão ruim para a fertilidade feminina, quanto a obesidade. Mais de 3.500 mulheres participaram do estudo e, de acordo com os pesquisadores, aquelas com problemas na gengiva precisaram de sete meses para conceber, enquanto o prazo normal é de cinco meses.

A explicação para isso está no aspecto inflamatório da doença gengival, que gera uma 'predisposição' para outros tipos de inflamações que, se não tratadas, afetam o organismo por inteiro, incluindo os órgãos reprodutores.

A dentista Marina Esteves, da Clínica Dentina Odontologia, avisa que os perigos não param por aí. "Além de afetar a fertilidade, problemas periodontais podem interferir na formação do feto".

A especialista ainda pontua que pacientes com quadros de periodontite tem a tendência de ter filhos prematuros e com baixo peso.

E durante a gravidez o cuidado deve ser redobrado, pois os hormônios tendem a alterar a vascularização e a gengiva é cheia de vasinhos prontos para inflamar! Portanto, aposte na higiene bucal. siga a recomendação dos especialistas e se dê bem, futura mamãe!

* Sob a supervisão da editora-coordenadora Ana Paula Ramos.