logo Jornal Massa!

Viver Bem

Qua, 11/10/2017 | Atualizado em: 11/10/2017 às 05h00

Bebê com diarreia? Cuidado!

Conteúdo Camila de jesus*

Camila de jesus*

camila.jesus@jornalmassa.com.br

Mamães de primeira viagem se preocupam com muitas coisas, como hora da 'mamada', soneca, alimentação. E isso envolve outro quesito, que é o momento da troca de fralda. Nos primeiros meses, os bebês tendem a ter fezes mais 'moles' e as genitoras precisam ficar ligadas quando se trata apenas disso ou se é algo mais grave, como a diarreia.

Segundo a pediatra do Hapvida, Aranda Aber, bebês que estão em aleitamento materno exclusivo, quando há mudança na frequência e consistência das fezes, deve-se avaliar a alimentação da mãe. "Bebês maiores, que não estão em aleitamento materno exclusivo e que estão alimentando com a comidinha da família, é indicado observar se algo novo ocasionou a mudança nas fezes", orienta.

A especialista explica que, se o médico pediatra averiguar os sintomas como diarreia, a criança tende a desidratar muito mais rápido, pois a maioria também apresenta recusa alimentar e se nega a ingerir líquidos.

Para Aranda, a grande dica para prevenção é a higiene. "Os pais devem sempre usar água mineral ou tratada com hipoclorito ou ferver a água e lavar bem os alimentos".

* Sob a supervisão da editora-coordenadora Ana Paula Ramos.