"Sexualidade e Qualidade de Vida". Este é o tema da próxima edição dos Encontros Holiste. A ação acontece nesta quarta-feira (26), no auditório da instituição na rua Marquês de Queluz, em Pituaçu, às 19h30. O evento é gratuito e aberto ao público. Para participar, é preciso realizar inscrição no link https://holiste.com.br/encontros-holiste/.
Na oportunidade, as médicas Lorena Porto Magalhães, ginecologista e coordenadora do Ambulatório de Sexualidade do HUPES, e Livia Castelo Branco, psiquiatra e coordenadora do Núcleo de Sexualidade da Holiste, clínica especializada em saúde mental, vão falar sobre as dificuldades sexuais em pacientes com transtornos mentais. As especialistas ministrarão as palestras o como temas “Explorando a Sexualidade Feminina e suas Complexidades” e “A Influência da Sexualidade na Saúde Mental”.
De acordo com a Holiste, até 80% dos pacientes com transtornos podem vivenciar adversidades na hora “H”, isso acontece por conta da própria doença ou do medicamentos utilizados no tratamento. “A situação pode levar a problemas no relacionamento com parceiros e o uso de substâncias para ativar ou aumentar a libido sem prescrição médica”, informa a instituição, por meio da assessoria.
Alguns dos sintomas comuns são redução da autoestima, dificuldades de relacionamento, redução de libido e cansaço. “Os antidepressivos, antipsicóticos e ansiolíticos utilizados sem acompanhamento médico estão associados ao aumento de risco de sonolência, diminuição do desejo sexual, disfunção erétil e redução do orgasmo”, revela a organização do evento.